http://rols.ramesys.com/images/Ramesys/Riverdeep/Carmen%20Sandiego%20Standard.jpg


Tudo começa quando o jogador ingressa na Acme, organização mundial de combate ao crime que está empreendendo uma caçada sem precedentes a Carmen Sandiego, uma misteriosa mulher que chefia uma quadrilha de ladrões que age no mundo todo.

Logo no início do jogo, o usuário percebe que Carmen não é uma ladra qualquer, que se contenta com "simples" roubos a bancos, coleções de jóias e obras de arte. Ela quer muito mais e, por isso, suas ações são sempre espetaculares. Os membros de sua quadrilha roubam desde a nascente do rio Amazonas, no Peru, à neve do monte Fuji, no Japão, passando pela escrivaninha do escritor Hans Christian Andersen, na Dinamarca, o Abominável Homem das Neves, no Nepal, a receita de um prato típico coreano e até os planos para o carnaval do Rio de Janeiro. No total, o usuário precisa solucionar 40 crimes diferentes.

Viagem pelo mundo - E ainda bem que, no comando do micro, o jogador não corre o risco de sofrer de jet lag, o mal-estar causado pela mudança brusca de fuso horário! Para desvendar os roubos e prender seus responsáveis, o usuário é obrigado a voar de um país para o outro, cruzando os céus do planeta em tempo recorde.

A primeira parada é sempre no país onde ocorreu o roubo. O problema é que o criminoso nunca fica muito tempo no local do crime. Por isso, o usuário precisa recolher pistas e conversar com os moradores para obter mais dicas sobre o meliante. Um nativo pode dizer, por exemplo, que a ladra tinha cabelos escuros como a noite e havia comentado que estava indo para a bacia do rio Mekong. Reunindo essas informações, o jogador precisa descobrir para que país o criminoso foi. Além disso, para emitir o mandato de prisão, deve fazer também o retrato falado do suspeito, indicando características básicas: sexo, cor dos cabelos, altura, peso e se usa algum acessório, como óculos ou chapéu.

Assim, ao longo de Onde Está Carmen Sandiego?, o jogador tem a oportunidade de viajar para 50 países de todos os continentes, entre eles Afeganistão, Áustria, Cingapura, Guatemala, Islândia, México, Nova Zelândia, Paquistão, Quênia, Reino Unido e Turquia. Em todos, há guias da Acme à disposição para explicar mais sobre a geografia, a história e os hábitos daquele povo. Essas informações são úteis principalmente na preparação do usuário para as missões seguintes, porque elas podem ser mencionadas pelos moradores, que nunca dão respostas diretas, apenas dicas que funcionam como peças de um quebra-cabeças.

Se os dados dos guias não forem suficientes, existe outra alternativa: o Banco de Dados Mundial, que funciona como uma pequena enciclopédia. Nele, há um índice com os 50 países considerados no jogo. Ao clicar sobre o nome de um deles, o jogador tem acesso a dados como localização, população, religião, economia, idiomas falados, moeda, história, geografia e cultura, além de mapa com as fronteiras, bandeira, fotos ou vídeos, produzidos pela National Geographic.
Para poliglotas - Outra ferramenta muito útil desse banco de dados é o Tradutor Falante. Em algumas missões, o jogador pode encontrar pequenos aparelhos parecidos com uma televisão com antena parabólica. São os quiosques dos Conectores de Idioma Acme, que servem tanto para aperfeiçoar os conhecimentos do detetive, como para neutralizar os espiões de Carmen.

Ao acessar um conector, o jogador deve fazer pequenas traduções para o idioma local. São expressões e palavras simples, como os números de zero a dez, "até logo", "onde fica o banheiro" e "água". Para cumprir essa tarefa, porém, o usuário precisa ser poliglota. Os conectores têm perguntas em doze línguas diferentes: alemão, árabe, coreano, espanhol, francês, hindi, inglês, italiano, japonês, mandarim, russo e swahili. Usando o Tradutor Falante, conseguir as respostas é bem mais fácil.

Pra jogar este jogo Onde Está Carmen Sandiego? do Tesouros do Conhecimento (Positivo) de 1996 (650 MB), primeiro baixe todos os três arquivos. Depois disso, primeiro abra o arquivo que tem apenas 1,4 KB. Não estranhe, sei que é pequeno, mas é que este é um arquivo .txt (de texto) que diz como você deve instalar o jogo passo-a-passo. Portanto, baixe (faça o download) dos três arquivos, e depois, abra o menor arquivo de 1,4 KB, que é o arquivo de leitura com extensão .txt; e pronto. Depois disso, leia-o atentamente, pois ele ensinará de que forma será usado o programa Daemon Tools, e o diretório em que deve ser instalado o jogo. E não se preocupe! Pois o programa Daemon Tools criará um drive virtual (não é real), de forma que você não usrá muito espaço do seu computador. Não se preocupe, pois tudo questou falando está explicado neste arquivo .txt que postei e que tem apenas 1,4 KB. Abra, e leia, e de acordo com o que ele dirá, instale o jogo e divirta-se!
Quero ver quem aqui consegue prender a Carmen Sandiego!

"Alea jacta est" ("A sorte está lançada"), Júlio César, 49 a.C.

*OBS (IMPORTANTE) - O jogo Carmen Sandiego tem 651MB. E, como o Easy-Share só cabe até cerca de 100MB por arquivo, tive de usar o programa Hjsplit para dividir a imagem do jogo de 651MB em 10 arquivos de 65MB e um arquivo de
1,48MB.
Consegui dividir a imagem do jogo com a ajuda do programa Hjsplit que encontrei no baixaqui pelo site:

http://www.baixaki.com.br/download/hj-split.htm

Outras fontes para se baixar o Hjsplit:

http://superdownloads.uol.com.br/download/170/hjsplit/

ou no Google, escrevendo : "download Hjsplit" (pode ser escrito sem aspas)

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=download+hjsplit&meta=&aq=0s&oq=downloadHj

Mas o que é o Hjsplit ? Resumindo, o Hjsplit é um pequeno programa que ajuda a dividir arquivos grandes em arquivos menores, e assim, você consegue colocar em provedores de menores capacidade. Exemplo: a imagem deste jogo Carmen Sandiego tem 651,48 MB.

Com a ajuda detse programa (Hjsplit), consegui dividir a imagem em 11 arquivos com, terminação .nrg.nº. Exemplo prático:aqui no blog dividi a imagem do jogo nrg de 651,48 MB em 11 arquivos, sendo 10 de 65MB mais uma de apenas 1,48MB

Carmen-Sandiego.nrg.001 ; Carmen-Sandiego.nrg.002; Carmen Sandiego.nrg.003 ...

...até Carmen-Sandiego.nrg.011; tendo este último arquivo apenas 1,48MB; e os demais com 65MB. Façam as contas: 65MB x 10 = 650MB + 1,48MB (último arquivo) = 651,48MB

Pronto. A imagem tem 651,48MB. Legal, mas se a imagem foi dividida neste formato, como fazer para uní-la novamente ? Simples: vocês baixam este mesmo programa que coloquei aqui no blog, o hjsplit que tem apenas 300KB zipado.

E, com este programa Hjpslit, vocês simplemente convertem as imagens que vocês baixarem em um só.

Como ? Primeiro, baixem o hjsplit. Coloquei aqui no blog, mas nestes links acima também têm este programa, bem como em toda Internet. Vamos aos passos:

1º: baixem o programa (pequeno, mas essencial) programa hjsplit.zip no diretório (pasta) a sua escolha. Depois, extraia(descompacte) este programa com a ajuda de descompactadores como Winzip ou Winrar. Até aí, nada novo.

2º: baixem as 11 imagens do jogo Carmen Sandiego. De preferência pra mesma pasta onde vocês baixaram e descompactaram o programa hjsplit pois assim fica mais fácil, ou outra pasta a sua escolha. Somadas, estas imagens totalizarão (depois de unidas) cerca de 651,48MB (zipado será exatamente 651MB). Vá para o passo 3º, logo após "*Uma rápida observação*:".

*Uma rápida observação*: Tudo que for em relaçãoao uso do programa hjsplit, coloco aqui para facilitar, mas para quem quiser saber melhor como funciona o hjsplit, coloquei também um arquivo .txt que é um tutorial (dicas) do Hjsplit, de nome TutorialHjsplit.txt que mostra tudo que escrevo aqui, além de falar também sobre como dividir (Split = dividir) os arquivos. Isso caso alguém queira saber melhor como funciona o hjsplit, que serve tanto para dividir os arquivos, seja para unir os arquivos em apenas um. No meu blog, coloquei apenas como unir os arquivos. Sequiser saber como faz para divir os arquivos (como fiz), baixe o tutorial que coloquei lá embaixo,mas já coloco aqui:

http://www.easy-share.com/1904263404/TutorialHjsplit.txt

Então, aqui no blog coloco apenas como juntar os arquivos (JOIN) num único arquivo. O arquivo que coloquei .txt do Hjsplit está um pouco mais completo.

Este é apenas para ajudar na instalação do jogo, não sendo necessário portnasto dividir o arquivo, mas sim unir, o que estou explinado. Assim sendo, pode continuar os passos do hjsplit.

3º: (continuação do 2º) feito isso, atenção agora. Cliquem no executável do programa hjsplit com o lado esquerdo do mouse (uma ou duas vezes se necessário). Aparecerá uma tela verde com os nomes:

SPLIT / JOIN / COMPARE / CHECKSUM / ABOUT / EXIT

* SPLIT em inglês poderíamos traduzir (pelo menos neste caso aqui) em dividir arquivos grandes em arquivos de partes menores,. o que já foi feito por mim.

* JOIN significa união, junção. Ou seja, coloquei 11 partes da imagem do arquivo de 651MB em 11 arquivos. Clicando em JOIN, vocês verão uma tela com os nomes: INPUT FILE e OUTPUT

Input File significa Entrada de Dados, ou seja o arquivo que você quer que este programa leia. Ou seja, você deve clicar em Input File e escolher o arquivo que termine com a numeração .001; ou seja o primeiro arquivo, que é o arquivo principal.

Então dentro do diretório das imagens onde cada um extraiu os 11 arquivos (imagnes) dojogo, deverão fazer o seguinte. Cliquem no executável do Hjsplit, em seguida, aparecerá outra tela. Cliquem então em Input File. Lembram dos 11 arquivos que baixaram aqui no blog ?

Então, após clicar em SPLIT, cliquem em Input File. Em INPUT FILE, procurem em que diretório (pasta) baixaram os 11 arquivos. Se já souberem onde estão estes 11 arquivos, dentro da opção INPUT FILES, cliquem no primeiro arquivo de imagens (o principal) de nome

Carmen-Sandiego.nrg.001 Feito isto, selecionem este arquivo Carmen-Sandiego.nrg.001 com o lad0 esquerdo mouse e cliquem na opção OPEN. Ou simplesmente cliquem duas vezes com o lado esquerdo do mouse neste arquivo Carmen-Sandiego.nrg.001; tanto faz.

Neste mesmo instante, vocês verão a tela anterior agora com INPUT FILE que é o arquivo que vocês selecionaram Carmen-Sandiego.nrg.001 e a tela OUTPUT que é o local (pasta ou diretório)onde o arquivo será unido novamente. Você pode se quiser mudar po diretório, mas não é necessário.

4º: logo a seguir, cliquem em START para que o arquivo volte a seu tamanho original. Esperem, o processo chager a 100%. É bem rápido

5º: quando aparecer a tela escrito: JOINING COMPLETED significa que o processo encerrou-se, que o arquivo já voltou ao seu tamanho original, que zipado será cerca de 651MB.

Cliquem em OK. Em seguida em CLOSE. Depois em EXIT. Pronto acabou, ou melhor, quase acabou... Continue a leitura.

6º: Agora sim: apenas a título de curiosidade: repare se o arquivo zipado tem cerca de 651MB.

Cliquem (selecionem) com o lado direito do mouse no arquivo zipado de Carmen-Sandiego e cliquem com o lado direito do mouse em Propriedades (ou Properties - isso se o Windows for em inglês). Se o arquivo tem 651MB; ótimo.

Sem clicar nele, também, podem verificar isso: se o arquivo Carmen-Sandiego zipado tem 667.115 KB, a imagem do jogo foi baixada normalmente. Se deu certo, continue lendo, senão tente outra vez até conseguir, pois o caminho é este mesmo.

Agora que vocês conseguiram unir as iamgens em uma só imagem (agora é importante), deletem os 11 arquivos, deixando apenas a imagem que tenha 651MB ou 667.115KB (notem que 667.115KB = 651MB). Devem deletar (excluir) os arquivos:

Carmen-Sandiego.nrg.001; Carmen Sandiego.nrg.002 ;

Carmen-Sandiego.nrg.003 ...

até Carmen-Sandiego.nrg.011

O arquivo zipado é imagem do jogo (imagem única de 651MB após você usar o hjpsplit). Esta imagem fica no seu computador (ou pendrive; eu colocaria/salvaria num pendrive). O restante dos arquivos, os 11 arquivos devem ser deletados (exceto o arquivo zipado Carmen-Sandiego de 651MB, o qual deve permanecer). Por que ???

Façam o teste aí se quiserem. Mas certamente o jogo não vai pegar, pois é como se tivesse duas imagens do jogo (uma vez que você tem 11 arquivos somando 651MB mais do próprio arquivo único zipado de 651MB, e aí, o drive virtual não reconhecerá qual é qual, e sua imagem não sendo lida, não adianta nada. Além disso, você economiza espaço do seu computador.

Vamos ao 7º e último passo (ufa...): se preferirem deixem o arquivo zipado de 651MB de nome Carmen-Sandiego salvo num PC ou num pendrive. Eu salvei num pendrive, e de lá é que uso o outro programa, o Daemon Tools. Aí, podem sim excluir os 11 arquivos que citei antes, pois eles não serão mais necessários.

Feito isto, baixem o arquivo CarmenSandiego1196.txt que coloquei aqui no blog, mas para já facilitar, lembro que o endereço é:

http://www.easy-share.com/1906643783/CarmenSandiego1996.txt

Este arquivo apesar de estar em txt (CarmenSandiego1996.txt) é importante, pois ajuda na instalação do jogo.

Quando abrirem o arquivo "CarmenSandiego1996.txt", notem que lá embaixo, na opção 5) que é obrigatória, vocês precisarão de outro programa, o Daemon Tools. Para baixá-lo, coloquei duas opções de links:

http://www.easy-share.com/1904090168/daemon4303-lite.zip

O programa Daemon Tools vocês podem baixar por este link.

Pronto. Acabou. Se você seguiu estes passos, conseguirá instalar e jogar este jogo.

*OBS: Vocês terão de baixar baixar o programa hjsplit (hjsplit.zip) que coloquei.

E como usar este programa "hjsplit" ? Para isso, leiam o que postei no blog sobre o programa hjsplit. Quem preferir, pode ver que coloquei as dicas (tutorial) do programa hjsplit no arquivo de nome "TutorialHjsplit.txt".

A vantagem de baixar este tutorial é que nele,você aprende a unir e dividir um arquivo que você tenha. Para quem tiver dúvidas, recomendo que leia este tutorial que deixei mais abaixo:

http://www.easy-share.com/1904263404/TutorialHjsplit.txt

Para instalar o jogo Carmen Sandiego (651MB) após vocês baixarem e instalarem o programa Hjsplit (com o qual dividi as imagens do CarmenSandiego1996), baixem o arquivo CarmenSandiego1996.txt pelo link abaixo:

http://www.easy-share.com/1906643783/CarmenSandiego1996.txt

Através deste link acima vocês saberão como instalar este jogo.

E, finalmente, baixem o programa Daemon Tools

http://www.easy-share.com/1904090168/daemon4303-lite.zip

Pronto: seguindo tudo que coloquei no blog, e o que tem no arquivo .txt de Carmen Sandiego (CarmenSandiego1996.txt) conseguirãoinstalar este jogo e jogá-lo.

Como consegui dividir os arquivos (e vocês os unirão em apenas 1 de 651MB), vocês terão de usar o programa hjsplit. Coloquei um tutorioal do hjpslit no arquivo

Todos os links do jogo Onde está Carmen Sandiego da Positivo - The Learning Company de 1996:

Link do programa hjsplit e das imagens criadas a partir do hjsplit. Não se esqueçam de baixar o hjsplit, descompactar este mesmo programa, e unir as imagens, clicando em join, como expliquei mais acima.

http://www.easy-share.com/1904221494/hjsplit.zip

e

http://www.easy-share.com/1904209918/Carmen-Sandiego.nrg.001

http://www.easy-share.com/1904210582/Carmen-Sandiego.nrg.002

http://www.easy-share.com/1904212156/Carmen-Sandiego.nrg.003

http://www.easy-share.com/1904213231/Carmen-Sandiego.nrg.004

http://www.easy-share.com/1904215924/Carmen-Sandiego.nrg.005

http://www.easy-share.com/1904217732/Carmen-Sandiego.nrg.006

http://www.easy-share.com/1904218478/Carmen-Sandiego.nrg.007

http://www.easy-share.com/1904219205/Carmen-Sandiego.nrg.008

http://www.easy-share.com/1904219850/Carmen-Sandiego.nrg.009

http://www.easy-share.com/1904220732/Carmen-Sandiego.nrg.010

http://www.easy-share.com/1904220749/Carmen-Sandiego.nrg.011

e

http://www.easy-share.com/1904263404/TutorialHjsplit.txt

e

http://www.easy-share.com/1906643783/CarmenSandiego1996.txt

e

http://www.easy-share.com/1904090168/daemon4303-lite.zip

* Tendo dúvidas, podem me perguntar; mas por favor, leiam antes para eu saber onde estão as dúvidas, senão não tem como ajudar; pois o que explicarei é tudo que escrevi no arquivo .txt

- x -

Algumas versões mais antigas do jogo Carmen Sandiego para MS-DOS.

Obs - Se algum dos jogos não pegar depois de instalar (não me lembro agora se foi em "...Carmen in Time..." ou "...Carmen in Space" em Space"), cliquem em setup do jogo, ok ? Descompactando de novo (com Winzip ou Winrar), ou melhor ainda, reinstalando o jogo, o jogo que não pegar, com certeza funcionará depois da reinstalação. Neste último arquivo abaixo tem 27, 8 MB das versões antigas. Coloquei no site do easy-Share mesmo. Dois links, mas com o memso conteúdo; é que em um deles, a pessoa tem que copiar e colar, enquanto que no outro, o link é direto. Mas o conteúdo é o mesmo, com

27,8MB:

http://www.easy-share.com/1903948211/WhereintheWorldisCarmen.zip

ou

http://www.easy-share.com/13817181/Where in the World is Carmen Sandiego for DOS GAMES COLLECTION.zip

18 comentários

  1. Anônimo Said,

    Aqui não roda...
    :(, diz que o arquivo está corrompido, mas tem os mesmos 651 mb, será que se baixar de novo resolve?

    teria um link alternativo além do easy-share?
    easy-share ta muito lento aqui, alémd e ter de esperar 10 minutos entre cada parte =S

    Posted on 31 de agosto de 2009 às 10:57

     
  2. Aovivo* Said,

    Olha a numeração dos arqivos, pode ser que você tenha baixado a mesma parte 2 vezes.

    Posted on 1 de setembro de 2009 às 20:11

     
  3. Alexandre Said,

    creio que não seja isso...
    as partes estão com os números certinhos, na parte de juntar tudo com o hjsplit dah tudo certo...

    Posted on 2 de setembro de 2009 às 15:15

     
  4. Aqui também não deu, dis que está corrompido e tem so 325MB.

    Posted on 5 de setembro de 2009 às 13:15

     
  5. Ae deu certo , mais como uso Windows Ice XP ele acusa que o windows é NT, mais depois vejo isso.
    *IMPORTANTE: depois de juntar as imagens deletem todos os arquivos que foram baixados :
    Carmen-Sandiego.nrg.001; Carmen Sandiego.nrg.002 ;
    Carmen-Sandiego.nrg.003 ...
    até Carmen-Sandiego.nrg.011

    Valeu ai a um tempao que procuro por esse jogo

    Posted on 5 de setembro de 2009 às 13:28

     
  6. Olha cara preciso de ajuda, uso o Windows Ice XP, quando fui instalar o jogo disse que o jogo não suporta o windows NT, ai instalei um mini windows xp e o arquivo de instalacao disse o mesmo.
    O que fasso?

    Posted on 5 de setembro de 2009 às 13:58

     
  7. Aovivo* Said,

    Aqui eu instalei e deu tudo beleza.
    Tente colocar a config do seu win em 16 bits.
    depois clique com o botão direito no icone do jogo e vá em propriedades.Coloque no Modo de Compatibilidade com 256 cores e Windows 98/ME.
    Se não der volte aqui e conte o que aconteceu.

    obs: para quem tem Vista 32bits vai precisar fazer download desse programa "http://www.filefront.com//QT2+32bit+essentialszip/;8480258;/fileinfo.html" e colar dentro da pasta do jogo no disco local C.

    Posted on 6 de setembro de 2009 às 12:10

     
  8. Pow cara tu é demais mesmo em?!
    deu certo aqui valeu mesmo manoo...
    mais tipo e o crack do jogo?
    abraços

    Posted on 6 de setembro de 2009 às 12:39

     
  9. Emerad Said,

    Aqui diz que o sistema não suporta full screen mode... fiz tudo o q vc falou, mas nada ocorreu.

    Posted on 7 de setembro de 2009 às 23:41

     
  10. aew amigo vo postar o link do seu blog como parceria... e tbm colokei esse post la so que pra redirecionar pra k...
    Abraços, e vlw msm pelo jogo.

    Posted on 12 de setembro de 2009 às 07:50

     
  11. Aovivo* Said,

    #9 Leia o tutorial com atenção, você provavelmente deve ter pulado alguma etapa.

    #10 Blz, vou adicinar seu blog como parceria aqui tb. qlq coisa tamos ai! Abraço!

    Posted on 12 de setembro de 2009 às 13:10

     
  12. TFRM Said,

    Não to conseguindo baixar o arquivo .txt
    Diz q está inválido.

    Posted on 15 de setembro de 2009 às 09:33

     
  13. Anônimo Said,

    este jogo está em portugues? quero saber antes de baixar. um abraço

    Posted on 10 de outubro de 2009 às 16:44

     
  14. Unknown Said,

    Monique

    Aqui diz que o arquivo txt foi excluido!

    Posted on 14 de outubro de 2009 às 05:25

     
  15. Unknown Said,

    OLá

    Consegui fazer as coisas aqui.. mas não consigo acessar esse link do programa para windows vista
    diz que está corrompido

    Posted on 14 de outubro de 2009 às 11:01

     
  16. Vitor Said,

    Olá
    Para quem não consiguiu instalar... porque estava dizendo que o seu windowns era NT.

    Faça o siguinte: Abra o meu computador, Click no cd do jogo com o botão direito, e escolha explorar, em seguida click no instalador do jogo(Um icone vermelho, escrito SETUP), com o botão direito e escolha propriedade,depois click em compatibilidade (na parte superior, logo abaixo veras escrito "modo de compatibilidade, click no quadradinho, executar com windowns 95.!
    vlw abraç..

    Quem tiver duvidas mande um racado para meu orkut: vitinho_rj_br@hotmail.com

    Posted on 20 de maio de 2010 às 14:49

     
  17. Anônimo Said,

    Meu windows é o seven 64bit e agora josé??
    Diz que é impatível com windows nt, e o aplicativo diz que não tem versão x86 ou 64bits do jogo

    Se puder me ajudar....

    Posted on 28 de maio de 2010 às 16:10

     
  18. Anônimo Said,

    Ae Galera deu tudo certo:
    1º eu juntei as partes
    2º ele criou um arquivo de 667mb, depois que juntou apague todos os arquivos EX: .001,.002,.003
    Se não apagar não vai poder emular no DAemon.
    Depois é só emular e clicar com o botão direito no setup ir em propriedades, aba compatibilidade e depois mudar para windows 95.

    Posted on 18 de outubro de 2010 às 11:53

     

Postar um comentário